Fossa Olímpica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A pedana de fossa olímpica se divide em 5 posições, para cada posição se encontra 3 máquinas lançadoras de pratos enterradas em uma fossa lançados os discos de distância inicial do lançamento 15 metros do atirador com distância final do prato em 76 metros (tolerância de +ou- 1 metro).


Forma de lançamento é por sensor eletrônico do som (phono pull) isto é, imediatamente ao chamado velocidade inicial do prato é de ± 110km/h sendo variável de acordo com a máquina utilizada. (braço).


Altura variando de 1,5 metros a 3,6 metros montados a 10 metros da máquina com ângulo que podem ir à 45° direita ou 45° esquerda no eixo contra.


O prato é lançado imediatamente após um comando de voz do atirador, quando este está preparado com a arma empunhada no ombro.


O atirador, ocupando um dos 5 postos, não possui conhecimento qual máquina irá lançar o prato. O atirador pode dar dois disparos por prato (com excessão da fase final, em que só é permitido um), sendo indiferente se quebrar no primeiro ou no segundo disparo.


O atirador tem o tempo que necessitar para disparar o tiro após o lançamento do prato, contudo o alvo se afasta cada vez mais dificultando o acerto. Geralmente o primeiro disparo se dá em 7 décimos de segundo e o segundo entre 9 à 10 décimos, necessitando de um alto nível de reflexo dos praticantes. Existem 9 planilhas diferentes que são sorteadas antes do evento para regulagem das máquinas, altura e ângulos.


Limite de 24 gramas de chumbo por cartucho e o mais utilizado é de 7 ½.